Green Building Council exam demo Google exam demo
9 agosto

Revista Digital dá dinheiro? Confira opiniões e dicas

magtab dinheiro revistas digitais

Há alguns meses, a MAGTAB realizou uma pesquisa com vários editores de revistas digitais. Entre vários aspectos identificados, um chama muito a atenção daqueles que já têm ou pretendem desenvolver uma publicação digital: como rentabilizar o conteúdo. Perguntas como “revista digital dá dinheiro?” ou “Como cobrar pelo meu conteúdo um valor que o cliente esteja disposto a pagar?” são bens comuns no setor e a opinião de alguns editores pode ajudar na resolução destas dúvidas.

Quais os tipos de publicidade digital você utiliza para rentabilizar a sua revista?

Banner no SITE   54.8%

Publicidade digital dentro da revista        54.8%

Publicidade da ADMAG     32.3% *

Google Adsense        16.1%

Outros       16.1%

* A ADMAG é um serviço de publicidade de rede (adnetwork) focado exclusivamente no formato de revista digital em aplicativos.

Para os editores, a mudança para o ambiente digital permitiu uma redução significativa nos custos de produção. “Atuamos na área de comunicação há 20 anos, nos últimos dois anos quase abandonamos as publicações impressas. Hoje, o público busca notícias rápidas e quentes”, afirma um editor de revista digital que respondeu a pesquisa anonimamente.

FORMAS DE RENTABILIZAR SUA PUBLICAÇÃO

magtab rentabilizar revistas digitais

Pacote de formas de rentabilizar sua publicação pode garantir a sustentabilidade de seu produto

Caso você esteja iniciando sua publicação no meio digital ou deseja ampliar seu portfólio de receitas advindas da internet, abaixo colocamos algumas formas tradicionais e inovadoras de capitalizar seu conteúdo.

Dividimos os canais de receita em advindas de anunciantes e advindas do leitor.

5 canais de receita advindas de anunciantes

  • Anúncios fixos
  • Anúncios temporários
  • Classificados
  • Webinars patrocinados
  • Eventos de lançamento de edições

4 canais de receita advindas do leitor:

  • Clube de benefícios
  • Cursos online e offline
  • Evento para leitor
  • Ebooks para nichos de leitores

Dicas de storytelling pode ajudar você a fazer bombar seus artigos. Clique e dê uma olhada. 

Com essas ideias na cabeça, é necessário montar um planejamento mais amplo de ativação dos canais de receita. Para isso, normalmente são executados os seguintes processos:

Plano de conteúdo:

Antes de começar a publicar, reúna todos os integrantes de sua equipe e faça um grande brainstorming de temas possíveis de publicação. Siga a regra básica do brainstorming de “não criticar, nem elogiar” qualquer ideia, permitindo que todos possam contribuir. De posse desta nuvem de temas, um grupo menor vai refinar os assuntos e criar uma hierarquia de publicação com base em 3 pilares: apelo de público, ineditismo e potencial de compartilhamento.

Plano de Audiência:

Você deve garantir que todos os seus produtos e plataformas estão focados em atrair a melhor audiência. Aqui, além de uma pesquisa de público leitor, é essencial entender como este público tem procurado seus interesses na internet. Ou seja, uma lista de palavras-chave, entender as sazonalidades de busca e o perfil de consumo estão incluídos neste plano de audiência.

Plano de receita:

Se você esta vendendo patrocínios, assinaturas ou compras individuais é importante que use preços e combos para aumentar a renda e diminuir os custos com venda. No seu plano de receita, você vai identificar novos produtos mais rentáveis, ajudando a capitalizar produtos existentes.

Plano de organização:

Definir perfil dos profissionais, tempo dedicado à sua publicação e ferramentas necessárias é o primeiro passo. Com os recursos definidos, caminhe na elaboração de um cronograma semanal ou mensal que englobe todas as atividades e fique claro para todos os envolvidos.

Plano de métricas:

Muitos anunciantes tem rumado para os anúncios no ambiente digital pela grande capacidade de rastrear o valor investido em mídia. Assim, antes de começar suas publicações, planeje como será a medição dos resultados alcançados. Hoje existem várias ferramentas gratuitas e pagas que ajudam os editores a monitorar aquilo que mais gerou interação e consequentemente, capacidade de veiculação de anúncios.

Na MAGTAB, além dos relatórios que a plataforma oferece, você pode integrar sua revista com o Google Analytics. Veja como na nossa página de ajuda: https://ajuda.magtab.com/Relatórios_pelo_Google_Analytics

Com estas orientações, a chance de fazer da sua publicação digital um gerador de receita vai aumentar bastante.


Comments Closed

Os comentários estão encerrados.